sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Filé Mignon ao Forno

Essa é a melhor receita de filé que eu já fiz... é leve, rápida, fácil e deliciosa. Como quase tudo na cozinha, o segredo dela é a qualidade do filé, por isso, se for fazer um jantar, não economize nas compras, ok???
Ah, e não se preocupa porque o filé vai ficar suculento, não vai parecer um rosbife só porque foi para o forno, garanto!!


Para 4 pessoas:

- 4 dentes de alho inteiros, sem casca
- 1 cebola roxa partida em 4 gomos
- 1 col sopa azeite
- 2 col sopa manteiga
- uma peça inteira de filé com 800g aprox
- sal e pimenta-do-reino a gosto (suficiente para cobrir o filé, viu?)
- 3 ramos inteiros de alecrim
- 1 ramo de alecrim bem picadinho (muito picado mesmo)
- 1/4 xic vinho tinto
- 1 talo de salsão cortado grosseiramente (opcional)

Cozinhando:

Ligue o forno na temperatura média.

Tempere o filé com o sal, a pimenta e o alecrim picado, esfregando bem o tempero no filé para ele ficar todo temperado. Esquente bem uma frigideira grande, coloque o azeite e sele o filé (passe o filé na frigideira até dourar um pouco).

Coloque o filé numa assadeira junto com o alho, a cebola, o salsão e os ramos de alecrim. Acrescente o vinho, tampe a assadeira com papel alumínio e leve ao forno (abaixe o forno). Para um filé ao ponto, espere 10 minutos, vire o filé e asse por mais 10. Se quiser mais assado, é só deixar mais tempo. O PAPEL ALUMÍNIO É ESSENCIAL, VIU?? Sem ele o filé vai ficar seco!!

Quando tirar o filé do forno, ponha a peça de filé no prato onde vai servir e reserve num lugar aquecido, mas não dentro do forno. Passe o molho da assadeira para uma frigideira, peneirando. Coloque a manteiga na frigideira e deixe o líquido reduzir um pouco. Despeje esse molho em cima do filé e sirva.

Um comentário: